Nas Ondas do Dial #9

Bom 2026! Estamos de volta após um tempo, e pra ficar!

NAS ONDAS DO DIAL

Murilo Augusto

1/6/2026

Você viu primeiro aqui:

Conforme apuramos, a Rádio Bandeirantes deixará de operar nos 90.9 nos próximos meses. O contrato de arrendamento com a VIP Rádio e Televisão Limitada, em vigor desde 1999, não foi renovado. Já é de ciência que o Grupo Bandeirantes está em crise, e decidiu por cortar todos os arrendamentos. Vale lembrar que emissora da VIP opera em classe especial 1, oferecendo uma ampla cobertura na Grande São Paulo e Litoral. Com certeza, não é um aluguel barato.

Mas é claro que não são bobos nem nada e já estão articulando a permanência da emissora em outorga própria no FM convencional, fazendo uma inversão de frequência com a Rádio Eldorado: Enquanto a migrante AM da Band opera em 107.3, a rádio do Estadão (outorga educativa vinculada à Fundação Gamaro) passa a operar em 86.3, no FM estendido. O processo já passou por consulta pública.

Em seu lugar nos 90.9, será implantada uma rádio musical independente. Vale salientar que a frequência veicula músicas do segmento adulto-contemporâneo durante a madrugada, durante meia-hora. Clique aqui para ver um registro. A VIP ainda mantém uma web-rádio no segmento adulto-pop, bem gostosa de ouvir por sinal.

Que (F)iasco (Me)teram a gente?

A saída do FM estendido está a todo vapor. Em Brasília, a migrante da Mix AM 1120 pede mudança de 78.5 para 89.5, mantendo a classe A3. Já no Rio de Janeiro, a gloriosa Manchete já está autorizada a operar em 96.1

O choro segue

Uma determinada página sobre rádios nas redes sociais pegou birra de uma outra, por ter utilizado um nome bem semelhante, de forma irônica. Teve direito a showzinho e até processo para não usar nome e imagem. Se for ir para as redes sociais e querer ficar blindado de críticas e opiniões adversas, então nem saia da toca kkkkkkkk. Sem falar que só posta o que lhe convém, e ainda quer ser chamado de imparcial e passar credibilidade. Senta lá, Cláudia.

Cantinho do Abreu

Acabou a migração. Com a entrada no ar da 79.1 (migrante da AM 1330), a Rede Mundial encerrou o processo de migração de todas suas outorgas para o FM, restando apenas a devolução das AMs e da OT 3325 para a União. Aliás, a migrante da 3325 de Guarulhos, que de forma extremamente bizarra, conseguiu se espremer no FM convencional feito um passageiro tentando embarcar em horário de pico na linha 3 do Metrô.

O PIIIIIIIIIX

Pode cair pra Evangelizar a qualquer momento. Além da 90.7 de Curitiba, que recebeu dinheiro de Ora-Pro-Nobis e hoje virou Antena 1, a 96.7 também está para negócio: Quem chegar com pix, leva. O Grupo SIRA se interessou, mas a negociação não avançou.

Que breguice

Os jingles feitos por inteligência artificial utilizados na TMC (Transamérica Media Company). Quem teve a ideia de fazer aquilo foi uma criança de 8 anos? Como passar credibilidade com aquilo em uma rádio de notícias?

Crise?

Que fase está a Rede Mix de Rádio. Mal começou o ano e já perdeu a afiliada de Salvador para a Band FM. A próxima é Porto Alegre, que está saindo do padrão da matriz, e aos poucos, deixa de mencionar o nome. Internamente, a rádio é chamada apenas de 107.1 FM. Em um dos eventos de verão da Ulbra (gestora da emissora), não há sequer um logotipo da Mix. Na edição de sexta-feira (2) do tradicional programa Cafezinho (no ar desde os tempos de Pop-Rock FM), um dos apresentadores disse "nos acompanhe por mais tempo, em um futuro mais pop, rock, mais 107.1".

Que fase está o Grupo Jovem Pan

Enquanto isso, na concorrência é só festa. Nos próximos dias, está prevista para ir ao ar as Jovem Pan e Pan News no Rio de Janeiro. Boa parte do estado terá cobertura das duas vertentes da "maior rede de rádios do Brasil" Além disso, ainda está prevista a estreia de uma afiliada da Jovem Pan News em outra capital importante.

E não para. Vem aí também a TV Jovem Pan, operando em Santa Inês-MA (geradora da antiga TV Eldorado), São Paulo e Campinas. Torcemos para que dê certo, embora está praticamente impossível a sintonia. Diversos relatos de sinal ruim na Grande São Paulo. Testamos por aqui, e nada.

Tem alguma sugestão de pauta para a coluna? deixe seu comentário ou nos mande um e-mail para nasondas@redecbs.com.br